Coaching

O QUE É COACHING?

Coaching é a maior e melhor metodologia de desenvolvimento e capacitação humana existente na atualidade e a carreira que mais cresce no mundo.

O Coaching é uma Relação profissional, orientada para um Objectivo do Cliente inicialmente acordado, que ajuda o Cliente a produzir resultados extraordinários na sua vida, carreira, negócio e organizações. Nesta Relação profissional que se desenrola em várias Reuniões/Sessões, é fundamental o respeito pela Agenda do Cliente, pelo seu Quadro de Referência, bem como garantir a Confidencialidade de todo o Processo.

Um conjunto de  recursos que utiliza técnicas, ferramentas e conhecimentos de diversas ciências como a administração, gestão de pessoas, psicologia, neurociência, linguagem ericksoniana, recursos humanos, planejamento estratégico, entre outras visando à conquista de grandes e efetivos resultados em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro.

Trata-se de um processo que produz mudanças positivas e duradouras em um curto espaço de tempo de forma efetiva e acelerada.

Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual

Coaching significa tirar um indivíduo de seu estado atual e levá-lo ao estado desejado de forma rápida e satisfatória.

O processo é uma oportunidade de visualização clara dos pontos individuais, de aumento da autoconfiança, de quebrar barreiras de limitação, para que as pessoas possam conhecer e atingir seu potencial máximo e alcançar suas metas de forma objetiva e, principalmente, assertiva.

Através do Coaching os Clientes aprofundam o seu auto-conhecimento, encaram as mudanças desejadas, orientam-se para a Acção, produzindo abertura a mais aprendizagem, melhoria do desempenho e da sua qualidade de vida.

Conduzido de maneira confidencial, o processo de Coaching é realizado através das chamadas sessões, onde um profissional chamado Coach tem a função de estimular, apoiar e despertar em seu cliente, também conhecido como coachee, o seu potencial infinito para que este conquiste tudo o que deseja. As sessões de Coaching, individuais ou em grupo, podem ser realizadas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente e tem duração, em média, de uma a duas horas, tudo isso definido em comum acordo entre Coach e Coachee.

Em cada Reunião/Sessão o Cliente elege o Objectivo, enquanto o Coach escuta e faz perguntas. Esta interacção gera reflexão, cria clareza e leva o Cliente à acção. Acelera o avanço desejado do Cliente, proporcionando uma maior Consciencialização e Responsabilização. Concentra-se no “onde” está o Cliente agora e “o que é” que está disposto a fazer para chegar onde quer estar no futuro. Os Coaches reconhecem que os resultados correspondem às intenções, às eleições e acções do Cliente, a quem o Coach apoia com as suas Competências no processo de Coaching.

Por ser um processo completamente flexível, pode ser aplicado em qualquer contexto e direcionado a pessoas, profissionais das mais diversas profissões e empresas de diferentes portes e segmentos.

O Processo de Coaching está fundamentalmente Orientado para os Objectivos do Cliente e para o que o Cliente está disposto a activar no Presente para os alcançar.

O processo de Coaching segue três passos principais:

  • Definir os seus objetivos / o que quer alterar
  • Descoberta dos elementos que permitirão chegar onde pretende e mais rápido
  • Caminho em conjunto com o Coach que auxiliará a chegar aos objetivos.

ONDE O COACHING PODE AJUDAR

ONDE O COACHING PODE AJUDAR?

  • Atitude para ultrapassar desafios
  • Assumir o controlo da sua vida
  • Gestão de tempo
  • Desenvolvimento pessoal
  • Aumento da autoconfiança e autoestima
  • Alcance de objetivos específicos
  • Encontrar ou melhorar felicidade geral

Qual é a diferença entre Coaching Executivo, de Negócio e Empresarial?

O tipo de cliente é quem distingue estes 3 tipos de coaching.

  • Executivo é normalmente solicitado por administradores e diretores de empresas de média e grande dimensão. As preocupações principais são questões de desempenho profissional/pessoal, equilíbrio, comunicação ou outras.
  • Negócio também trabalha com executivos, e também em empresas de média e grande dimensão, mas mais ao nível da definição dos objetivos estratégicos do negócio.
  • Empresarial trabalha com sócios e gerentes de pequenas e microempresas. Os assuntos vão desde desempenho na vida profissional/pessoal, ou objetivos específicos (como aumentar as vendas em x%).

Mais info sobre em wikipedia.

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